top of page

CONTRATAR

Casa Design

 

 "Foi com muito trabalho, mas também com imenso prazer que desenvolvemos este projeto de ousadia e, porque não dizer, de sucesso. Já que conseguimos reunir 74 dos melhores profissionais de nossa cidade assinando os 52 ambientes da mostra. As parcerias realizadas com mais de 100 empresas de Niterói e de todo Brasil reafirmam a qualidade e a grandiosidade deste trabalho que inova e enaltece nossa indústria e comércio com a oportunidade de demonstração de seus produtos, serviços, consultoria técnica, além de seus lançamentos no mercado nacional.

 Este projeto consumiu cerca de quatro meses de trabalho incessante por parte dos profissionais, equipes e da organização. Acreditamos que Niterói precisava dessa iniciativa e, acima de tudo, merecia esta amostra. Agora, a Casa Design está aberta para o público que esperamos contemple nosso trabalho porque, afinal, é para ele que dedicamos todo este tempo. Espero que gostem!" 

                       JB Barra

"O paisagista Domingos Carvalho Pinto, um dos 20 profissionais que montam os jardins do Barra Garden, explica como as flores se mostram nesta época.

 - De setembro a dezembro a florada se intensifica. Elas deixam o período de hibernação e explodem em cores. Os dias mais quentes da estação também favorecem esta beleza - explica o paisagista. - No jardim interno , porém, onde a quantidade de luz é menor, temos os antúrios, lírios da paz, orquídeas e bromélias. Já para as áreas externas, onde as plantas recebem mais luz, o mais adequado são as azaleias e as helicônias."

"Já o paisagista Domingos Carvallho projetou o jardim do Barra Garden."

                           Paisagismo em Família 

 Quando se fala em jardins residenciais em Niterói é impossível não citar o nome de Domingos Sávio Guedes Pinto. Há quase 30 anos fazendo projeto  nessa área, Domingos Sávio por pouco não dedicou-se apenas á parte mais técnica da agronomia. Funcionário público , ele chegou a cidade em 1957 para dirigir o jardim Botânico Municipal e foi ali que descobriu a aptidão para o paisagismo. ''Tenho 8 filhos e tive que me desdobrar para sustentar a família'', diz ele. Os''biscates'' na jardinagem foram tornando-se cada vez mais importante até que a 12 anos, já próximo a aposentadoria, montou a Chácara Amazonas.

O talento e a vocação do pai foram herdados por William, que também é engenheiro agrônomo, e Domingos, paisagista. Os três trabalham juntos na Chácara Amazonas, em Itaipu, e realizam, no mínimo, um jardim por semana.''O Domingos cuida da parte cênica e eu e William cuidamos da parte técnica"", diz o patriarca, Ele conta com orgulho que toda a família dedicou-se a profissões ligadas á agricultura ou pecuária.

 ''Tenho mais um filho agrônomo, dois veterinários e outros dois também ajudam na chácara'', diz ele.

Embora os projetos residenciais sejam o forte da empresa Familiar. Domingos Sávio conta que já realizaram trabalhos no  ​Méridien da Bahia, Itanhangá Golf Club, Gávea Golf Club e até no transatlântico Ocean Prince. Foi o engenheiro agrônomo que idealizou e ministra, há 25 anos, curso de jardineiro no Jardim Botânico de Niterói. ''Ensino a plantar e cuidar, só não ensino fazer projetos porque a criatividade vem da pessoa'', afirma.

Com centenas de jardins executados, o amazonense Domingos Sávio conta que quando veio para o Rio tinha como única meta tornar-se engenheiro agrônomo, Formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ele adquiriu todo conhecimento técnico mas foi o talento que garantiu o restante. ''Quem não possui criatividade, conhecer a terra e os problemas agrônomos nunca será um bom paisagista'', sentencia, dando sua própria receita garantir tantos projetos bem-sucedidos.

Sítio e Jardins

"Este jardim, projetado e executado pela Chácara Amazonas Jardins, (...), tem apenas um ano e muitas plantas ainda não estão adultas. É o caso dos coqueiros e das agaves brancas, por exemplo, que não atingiram o desenvolvimento completo. Mas o conjunto já mostra uma harmonia total, complementando a arquitetura de forma perfeita.

A chácara Amazonas tem 25 anos e foi fundada por Domingos Sávio - agrônomo - que trabalhava na Secretaria de Agricultura e que, depois de passar por várias cidade fluminenses, foi chamado para dirigir o Jardim Botânico de Niterói. Atualmente ela é dirigida pelo pai e os filhos - William, que é também agrônomo e Domingos Filho, que é arquiteto-paisagista.

A firma tem trabalhos em quase todo o Brasil: Meridien, na Bahia, Itanhangá Golf e Gávea Golf, no Rio, além do jardim do Prédio das Tintas Internacional e de um transatlântico - o Ocean Prince. E, principalmente, jardins residenciais , um trabalho mais detalhado, que implica em pesquisar as preferências das pessoas que iram desfrutá-los.

Na criação dos jardins, a Chácara Amazonas responde pelo projeto, preparo e drenagem do solo, ficando a construção dos detalhes, como quedas d'águas, lagos, quiosques, bancos, pontos de luz e caminhamentos a cargo do cliente. O solo é todo trabalhado agronomicamente e, depois de se dar o nível que se quer, é que é feita a implantação (gramas, Plantas, etc.).

"Nas caixas de drenagem, os seixos, vasos e plantas fazem decoração."

 O trabalho do solo é importantíssimo. É no solo que a planta vai buscar o alimento para poder dar o seu recado. Além da água, luz e calor. Pela falta deste último é que os jardins feitos no inverno não respondem com a mesma rapidez daqueles feitos no verão. O metabolismo do vegetal, no verão, é muito acelerado. O vegetal é como uma criança; quando bem alimentada em sua infância, passa a vida toda com saúde. As plantas são dispostas dentro do seu ambiente: plantas de sol, plantas de sombra. Toda a vegetação de água - ninfeias, taboa, papirus - é plantada em manilhas cheias de terra, que são submersas no lago.

 O espaçamento é determinado no projeto em escala, o qual é estudado para que, daqui a 50 anos, não apresente problemas. Daí o grande desafio enfrentado pelos paisagistas. O projeto, feito para convidar o cliente a vir ao jardim, tem recantos, assentos, um banquinho para namorar... Pronto o jardim, a firma da manutenção por um mês. Se o cliente quiser, pode optar por um tipo de manutenção em caráter permanente. Quanto ao orçamento, a base é que tudo o que estiver programado será feito com as plantas maiores e mais bonitas encontradas no mercado. Coqueiros já crescidos, azaleias e antúrios floridos. Grama só em tapete, da Itograss. Isso é o que diferencia muito os orçamentos dados por aí..."

 

(021) 99629-4553

chacaraamazonas@gmail.com

bottom of page